domingo, 14 de junho de 2015

NEAEducampo ganha destaque em rede nacional


Para um programa que vai ao ar no início de agosto, a produção do Globo Repórter buscava pelo país casos interessantes de agricultores ou agricultoras que praticam a produção orgânica. Encontraram Kátia Vanderesen, uma criadora de frangos orgânicos, ligada à Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral (Agreco), em Santa Rosa de Lima.
O principal motivo para a escolha foi que Kátia, além de uma praticante certificada do sistema de produção orgânica é também graduanda em Licenciatura em Educação do Campo, do CED/UFSC. Foi sublinhado, da mesma forma, que na propriedade dela são realizadas atividades de pesquisa financiadas pelo CNPq, dentro das atividades do Núcleo de Estudos em Agroecologia EduCampo, do Centro de Ciências da Educação.
Interessou aos produtores da Rede Globo a aproximação da Universidade com o campo e a oportunidade de acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, gerada pela UFSC, com a formação de turmas em territórios rurais. Mereceu destaque, finalmente, o fato da quase totalidade dos vinte e cinco estudantes da Turma 4 da Licenciatura em Educação do Campo ser de jovens agricultores familiares.
Durante as filmagens, a equipe de reportagem registrou uma aula realizada na Unidade Familiar de Produção da estudante.





Texto e Fotos: Ronaldo Michels

Nenhum comentário:

Postar um comentário